Estudo Dirigido sobre o livro "A Descoberta nas Pequenas Coisas". 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

 Confira o estudo dirigido feito sobre o livro "A descoberta nas pequenas coisas". 

1) Quais aspectos da metodologia científica são apresentados no livro?

Observação, levantamento de hipóteses, testagem da hipótese (aceita ou refutada), descrição minuciosa do processo.

2) Qual a importância de apresentar a metodologia científica para as crianças? Em qual idade você acha que isso deve ser feito?

Isso faz com que se desperte nas crianças o “espirito de cientista”, além disso, faz com que elas não tomem todas as coisas que são ditas a elas como verdades absolutas. Acredito que a metodologia cientifica deve ser apresentada para as crianças de maneira gradual e que corresponda a sua faixa etária.

3) Quais objetos de conhecimento da BNCC podem ser trabalhados por meio desse livro?

EM13CNT301 - Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

EM13CNT303 - Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

BNCC EF. 8º ano, Vida e Evolução - Mecanismos reprodutivos, (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

BNCC EF. 9º ano, Vida e Evolução – Hereditariedade; Ideias evolucionistas e Preservação da biodiversidade ((EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo).

4) Esse livro poderia ser utilizado com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental? Que adaptações poderiam ser feitas para o trabalho com essa faixa etária?

Buscar outras fontes de informação para pesquisar a influência que o fungo da formiga poderia, ou não, ter em outros seres vivos.

Comparar os processos reprodutivos dos fungos com os demais seres vivos, analisando suas semelhanças, diferenças e formas de ocorrência.

5) Esse livro poderia ser utilizado com turmas de Ensino Médio? Que adaptações poderiam ser feitas para o trabalho com essa faixa etária?

Os alunos assumiriam o papel de taxonomistas e tentariam classificar essa espécie usando como base o material que professor disponibilizaria sobre fungos. Depois seria comparado o epíteto especifico que cada um deu e formas utilizadas na classificação.

Poderia ser trabalhada, ainda, a interpretação de artigos científicos sobre micologia, para que os alunos conheçam a estrutura de um artigo científico e tenham contato com esse gênero textual de forma mais profunda.

6) Quando você estava na escola, você participou de alguma atividade que envolvesse o método científico?

Nenhum dos meus professores da educação básica realizou atividades com método científico. Tanto é que só fui conhecer fundo o que ele é e sua importância no ensino superior.

7) Crianças geralmente são muito curiosas! Como nós professores podemos incentivar esse hábito nos nossos estudantes?

Primeiro, os professores precisam parar de boicotar o espirito investigativo e cientifico dos seus alunos. Por mais que seja difícil o professor dar atenção a todos os seus alunos, ainda mais em escola pública, ele precisa instigar os seus alunos e resolverem problemas, levantarem hipóteses e depois testá-las. Isso pode ser feito com coisas às quais os alunos conhecem, as vivencias deles, ou seja, coisas que fazem sentido para eles e não que foram pensadas para outros alunos com vivências totalmente diferentes das deles.

8) O que mais chamou a sua atenção na história?

O privilégio que a Olivia teve de ter uma tia Bióloga, porque assim ela pode ver de perto, uma pequena parte, do que é a Ciência. Ela pode falar com um especialista na área de interesse dela foi fundamental para que as perguntas/hipóteses que ela tinha fossem respondidas.

O livro aborda ainda outros diversos assuntos que facilmente poderiam ser redigidas outras histórias tão ricas quanto essa apresentada. Isso ajuda a despertar e provocar a curiosidade do leitor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog