Resumo sobre a Organização do eixo Vida e Evolução no Ensino Fundamental II 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

O eixo “Vida e Evolução” da BNCC abrange o estudo de tudo que está relacionado aos seres vivos, - vida; características; processos evolutivos; diversidade; interações seres vivos X seres vivos; interações seres vivos X ambiente e preservação da biodiversidade. – esses estudos se estendem ao longo de toda a educação básica, contudo, aqui será tratado somente sobre o  eixo Vida e Evolução no Ensino Fundamental II, que corresponde a quatro anos, 6º ao 9º ano.

No 6º ano os estudos estão focados na célula como unidade fundamental da vida, a interação entre os sistemas locomotor e nervoso e as lentes corretivas. Já no 7º ano são abordados os conteúdos diversidade de ecossistemas, os fenômenos naturais e impactos ambientais e os programas e indicadores de saúde pública. No 8º ano do EFII, tem-se como abordagem principal os mecanismos reprodutivos e a sexualidade dos seres vivos. Findando com o 9º ano, último ano do EFII, estuda-se a hereditariedade, as ideias evolucionistas e a preservação da biodiversidade.

A principal característica da BNCC é o ensino em espiral, contudo, em alguns casos essa espiral de aprendizagem/ensino pode sofrer rupturas, como é o caso do 6º ano em que são tratados temas fundamentais/iniciais como a célula e no mesmo ano o educador deve trabalhar com os alunos as lentes corretivas, temas distintos, e até mesmo algo tão macro como os sistemas, independente de quais forem. Nos demais anos é possível estabelecer pontes de ligações entre eles e assim promover o ensino em espiral. Além disso, contrariando as polêmicas instauradas ainda na apresentação da BNCC, os conteúdos abordados no EF II correspondem sim às faixas etárias de cada ano, visto que eles partem da célula e vão até as relações dos seres vivos, entre si e com o ambiente.

É importante destacar que por mais abrangentes que sejam os conteúdos do eixo Vida e Evolução do EFII não abordar um tema que defenda a igualdade como as questões de gênero, contribui ainda mais para que o prejulgamento preconceituoso a respeito dessa temática se fortaleça e faça das desigualdades algo cada vez mais distante de se mitigar. John Kennedy já dizia “Todos nós temos talentos diferentes, mas todos nós gostaríamos de ter iguais oportunidades para desenvolver os nossos talentos”.

Referências: 

NOVA ESCOLA. Ciências e a BNCC: como ensinar Vida e Evolução. Nova Escola, 2017.0,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog