Relato de ministrar aulas, online.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

- Foi possível ministrar todo o conteúdo programado? (descrever para aula 1 e 2)

            Todos os conteúdos programados, para as ambas as aulas 1 e 2, foram trabalhados com os alunos. Sendo que na aula 1 foi trabalhado os aspectos gerais da Luz Visível, foi apresentado uma imagem aos alunos e com ela foram feitos os questionamentos introdutórios. Em seguida, foi solicitado que os alunos lessem o texto e conforme eles liam os conceitos eram explicados, tais como: definição de luz, Espectro de Luz Visível, fontes de energia, formas de emissão de luz. Apresentamos um glossário aos alunos com alguns dos termos que eles podem nunca ter tido contato. Ao final da aula fizemos uma atividade utilizando o WordWall, ferramenta digital, para que os alunos pudessem fixar melhor os novos conceitos apresentados.

            Na aula 2 foi trabalhado a Luz e as Cores, assim como na aula 1 foi apresentado uma imagem para os estudantes e feito algumas perguntas, depois os alunos leram o texto e foi feito a explicação do texto e também dos conceitos que envolvem esse tema: classificação das cores, sistemas RGB e CMY, espectro de cores e incidência da luz nos corpos. No final da aula os alunos tinham que postar no Mentimeter, ferramenta digital, as “Descobertas” deles nessa aula.

 - O tempo da aula foi suficiente ao conteúdo proposto?  (descrever para aula 1 e 2)

            Os 30 minutos de aula que tivemos, nas duas aulas, foram condizentes com o conteúdo planejado e todas as atividades foram feitas.

- Como foi a interação dos alunos na aula?

            Os alunos participaram ativamente nas aulas, mais do que o esperado. Eles respondiam aos questionamentos que lhes eram feitos, quando não falavam, eles escreviam seus comentários e isso fez com que a aula fosse mais dinâmica.

- Como foi utilizar as ferramentas digitais na aula?

            Elas são importantes aliadas das práticas pedagógicas dos professores, já que além de serem divertidas de se trabalhar o professor ainda tem a possibilidade de avaliar se os objetivos que ele propôs para aquela aula foram atingidos. Na aula 1, onde foi feito o jogo de perguntas e respostas, ao final do jogo todas as perguntas foram relidas e reforçado o que se estava perguntando em cada uma delas, mesmo os alunos tendo acertado. Já com o Mentimeter, aula 2, podemos perceber se os alunos estavam prestando atenção na aula, já que eles tinham que apresentar as suas “Descobertas”, e ao final apareceram descobertas de vários momentos da aula.

- Qual foi a impressão de ministrar aula com o retorno presencial? Como foi dar aula dessa forma? (com alguns alunos acompanhando de dentro da sala de aula)

            Acredito que os alunos que estavam presentes na sala de aula “saíram perdendo” em comparação com os alunos que puderam assistir à aula com seus próprios dispositivos digitais, porque não pude interagir muito com eles, claro que tentava fazer com eles respondessem as perguntas, mas senti que estavam tímidos.

- Na sua opinião, o que foi mais interessante nas aulas?

            Quando as aulas foram planejadas tivemos a preocupação de aproximar os conteúdos das aulas com a vida dos alunos, já que comumente os conteúdos são abordados de forma muito abstrata e isso dificulta que os alunos possam compreendê-los. A participação dos alunos também foi fundamental para o andamento da aula, visto que de acordo com o planejamento é fundamental que os alunos se sintam parte da aula e possam expor as suas ideias.

- O que você faria diferente se ministrasse novamente este conteúdo? 

            Tentaria encontrar formas de realizar os experimentos científicos, para as duas aulas, já que com os experimentos as aulas ficariam ainda mais dinâmicas e fariam com que os alunos pudessem compreender os conteúdos com muito mais facilidade, principalmente o da segunda aula, Luz e as Cores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog