Análise do Capítulo 5 do Livro Ensinando Biologia por Investigação: propostas para inovar a ciência na escola.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Cap. 5 Investigando a alimentação humana como uma questão científica.
Os autores propõem trabalhar a alimentação humana, neste
capítulo, com uma sequência de atividades investigativas. A primeira atividade
consiste em aplicar um questionário pelo Google formulários, o que facilitaria
a tabulação dos resultados e a elaboração de gráficos. É importante apresentar
e discutir os resultados desse formulário com os alunos, inclusive, os gráficos
para que os alunos observem o perfil nutricional da turma. Na segunda atividade
volta-se para a construção de um experimento científico em que os alunos
deveriam medir a quantidade de açúcar em cada um dos tipos de bebidas (água,
refrigerante e sucos de caixinha). Para isso, os alunos devem preparar soluções
de açúcares em diferentes concentrações, elas servirão como referência para o
experimento. Depois que feito o experimento com as soluções de açúcares, será
feito com o refrigerante e com o suco de caixinha. As bebidas que serão
testadas serão postas em um prisma e em seguida será apontado um laser na
direção do prisma para que se possa determinar a medida em cada tipo de bebida.
Já na terceira atividade foi analisado e refletido sobre os
resultados que foram encontrados, para isso, foi feito uma discussão com os
alunos baseando-se em questões orientadas que se relacionavam com a vida dos
alunos, com os rótulos das bebidas que foram utilizadas, comparação das bebidas
e orientações da Organização Mundial da Saúde para o consumo de açúcar. Além
disso, os alunos tiveram que levantar hipóteses que relacione a adição de
açúcares aos números crescentes de obesidade. Com isso, na quarta atividade foi
feita a análise de estudos científicos que tratam sobre a leptina e que se
relacionassem com as hipóteses dos alunos. Após lerem o texto motivador, os
alunos tiveram que levantar duas hipóteses para explicar a obesidade.
A quinta atividade os alunos terão contato com outras hipóteses e dados que tratam do assunto, assim eles terão mais referências para os seus estudos, os resultados encontrados deverão ser apresentados para a turma toda. Assim sendo, na sexta atividade acontece a retomada das análises da atividade anterior, com isso, será elaborado um quadro que relacione as hipóteses levantadas pelos alunos com os dados que o professor apresentou a eles de outros estudos. Os estudantes devem pesquisar informações que comprovem que a obesidade é uma doença multifatorial. Por último, na sétima atividade os estudantes, em grupos, terão a incumbência de produzir formas de divulgar o conhecimento que eles construíram. Podem ser produzidos vídeos para serem postados nas plataformas de vídeos, postagens em redes sociais e apresentações para outras turmas e/ou Feiras de Ciências ou Culturais.
Adaptação
da Atividade para o Ensino Remoto.
Essa atividade pode ser feita toda de forma online, onde por meio de reuniões o professor e os alunos levantarão as hipóteses, farão as discussões e continuarão utilizando o Google Formulários visto a facilidade no seu manuseio e ser gratuito. A divulgação dos resultados serão todos de maneira online, continuando com vídeos para as plataformas de vídeos, postagens nas redes sociais, já as apresentações para outras turmas podem ser feitas por encontros online, feitos de forma interdisciplinar com outras disciplinas.
A maior perda na adaptação dessa atividade é o experimento, pois será muito difícil que todos os alunos consigam ter a sua disposição todos os materiais. Portanto, o professor gravará um vídeo no qual realiza o experimento e para facilitar o entendimento dos alunos, ele utilizará o Edpuzzle para fazer os questionamentos que faria aos alunos de forma presencial. Essa ferramenta oferece aos seus usuários realizarem vídeos interativos e que ajudarão os seus alunos a alcançarem o objetivo do experimento.
Referências:
FRANCO, Luiz Gustavo. Ensinando Biologia por investigação: propostas para inovar a ciência na escola [livro eletrônico] / Luiz Gustavo Franco (Org.). Vários autores. – São Paulo: Na Raiz, 2021.
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