Análise do Capítulo 3 do Livro Ensinando Biologia por Investigação: propostas para inovar a ciência na escola.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
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Qual foi o objetivo da atividade?
O objetivo da atividade era
compreender, por meio de estudos desenvolvidos em torno do sistema nervoso,
como as pessoas que possuem um dos membros do corpo amputado sentem algum tipo
de dor ou a ocorrência de movimento. E a partir dessa questão realizar o levantamento
de dados para formular hipóteses, para então elaborar o conceito mais adequado
para esclarecer o fato.
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Como trabalhar em sala esse
tema?
A atividade deve ser realizada depois que o professor já tiver trabalhado com os alunos o conteúdo, Sistema Nervoso Muscular, das aulas, ela serve como uma ferramenta de apoio ao trabalho do professor. Se os conteúdos já tiverem sido trabalhados será mais fácil de aplicar a atividade e mais proveitoso para os alunos, uma vez que eles já tendo essa base conseguem assimilar os conceitos com mais facilidade. É importante que o professor promova discussões para que os alunos se envolvam mais profundamente com o tema, além disso, incentivá-los a pesquisar mais sobre a temática é fundamental.
- O que fariam igual e o que fariam
diferente em relação à proposta do capítulo?
A
maneira como o professor desenvolveu as atividades baseadas nas questões
anteriores tanto teórica como prática. Além de disponibilizar diferentes itens
para a análise os quais foram importantes para que os alunos organizassem seus
conceitos para então formular as primeiras hipóteses sobre o assunto proposto
pelo professor.
- Como adaptar essa aula/tema para o
ensino remoto?
Essa
atividade no ensino remoto não sofreria grandes perdas, uma vez que, ela não
envolve atividades práticas, seria uma atividade que daria para fazer adaptação
para o ensino remoto, sendo utilizado os dispositivos digitais mais básicos,
para que todos os alunos tivessem acesso. Manter-se-ia as atividades em grupos
para que os alunos tivessem contato com diferentes pontos de vistas e ideias.
As discussões entre os alunos e a conversa com o professor seriam feitas pelo
Google Classroom ou ferramenta equivalente. A exposição das hipóteses
formuladas por cada grupo poderiam ser apresentadas pelo Google Jamboard, dada
a funcionalidade da ferramenta.
- Possibilidades para trabalho
interdisciplinar – o que poderia ser feito.
Poderia
ser feito uma atividade em conjunto com a disciplina de Língua Portuguesa, já
que no 8º ano, por exemplo, não se tem uma disciplina de Metodologia
Científica. Nessa atividade os professores poderiam propor a seus alunos que
construíssem um projeto de pesquisa baseado no tema que está sendo trabalhado,
claro que adaptado ao nível da turma. Além disso, pode ser construído um jogo
fazendo uso das questões levantadas aproximando dos conceitos que mais
corroboram para elucidar a pergunta chave sobre a dor do membro fantasma.
Referências:
FRANCO, Luiz Gustavo. Ensinando Biologia por investigação: propostas para inovar a ciência na escola [livro eletrônico] / Luiz Gustavo Franco (Org.). Vários autores. – São Paulo: Na Raiz, 2021.
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