Análise das Atividades Assíncronas do Plano de Aula, folhinhas.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

1) Quantas atividades foram entregues?

    14

2) Os estudantes conseguiram responder todas as atividades propostas? Se não, quais podem ter sido os motivos da não realização dessa atividade?

    Somente um aluno não respondeu duas questões das atividades propostas, situação-problema. Acredito que o aluno não tenha entendido o que as questões estavam abordando e por isso não se sentiu apto a respondê-las

3) As respostas dadas foram satisfatórias? Alguma que te chamou mais a atenção?

    De modo geral todas as respostas foram satisfatórias, corresponderam ao que estava sendo solicitado. Contudo, na atividade de pesquisa notei que as respostas estavam muito parecidas, por isso gostaria que eles tivessem se atentado mais a essa atividade e explicado com as palavras deles. Na atividade do Disco de Newton teve uma aluna que realizou a atividade conforme foi solicitado e ainda mandou junto com as outras atividades.

4) É possível avaliar a aprendizagem dos estudantes por meio das atividades assíncronas? Quais seriam os pontos positivos e as limitações desta metodologia de avaliação, neste momento de aulas remotas?

    É possível que o professor consiga avaliar os estudantes, contudo, é preciso que os alunos sejam responsáveis no momento da resolução das atividades, já que pode ocorrer de outras pessoas responderem por eles ou de buscarem as respostas na internet, o que dificultará o trabalho do professor em auxiliar os seus alunos em momentos como esse e também a aprendizagem dos estudantes.

5) Quais foram as dificuldades encontradas no momento de corrigir e avaliar as atividades entregues?

    As atividades foram corrigidas por meio de imagens, o que não impossibilitou a correção e tampouco a leitura. No quesito leitura o problema foi entender algumas letras, que pela forma que são escritas não se tornam grafias tão polidas.

6) O rendimento/respostas dos estudantes foi o que você esperava?

    Sim, teve alguns alunos que trouxeram coisas além do que foi trabalhado nas aulas, mostrando que eles estavam realmente interessados pelo assunto.

7) Entre as atividades propostas, teria alguma que você poderia ter planejado de modo diferente? Por quê?

    O Disco de Newton, já que a maioria dos alunos acabou não fazendo a atividade, ou somente pintando o disco e o recortando da folha. Somente um aluno recortou e montou o disco conforme a explicação da atividade. Uma forma de contornar isso seria pedir aos alunos que fizessem um relato sobre a realização da atividade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog