Resenha Crítica sobre a Palestra da Professora Carolina.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

            Na palestra a professora abordou temas como: experiência acadêmica, profissional e o “ser professora”, onde são apresentados alguns desafios que os professores têm que enfrentar no exercício da sua profissão, mas também o lado positivo e os ganhos que a profissão traz para os professores e para a sociedade. Ela explica e apresenta um pouco da sua trajetória acadêmica, com isso ela falou sobre as dificuldades que tinha quando ainda estava na graduação, já que como na sua cidade natal não tinha o curso de Ciências Biológicas e nenhum outro curso relacionado com a Biologia, ela fez a sua graduação em outra cidade. Contudo, ela continuou residindo na mesma cidade e se fazia esse trajeto intermunicipal todas às noites que tinham aulas.

            Durante a sua graduação a professora Carolina conseguiu um contrato para trabalhar como professora na área de Ciências em um município vizinho àquele de sua residência. Ela aponta que estava concorrendo outra participante que já era formada na área, o que a fez ser selecionada foi o seu certificado de inglês que possuía. É importante destacar que, como a própria palestrante aponta, o professor deve estar sempre se aperfeiçoando e em constante formação, o que é obrigatório para os profissionais da área. Entretanto, essa formação/busca por conhecimento não precisa se limitar apenas a assuntos que fazem parte do “nicho de interesses” do professor, mas podem ser um assunto diverso que irão contribuir para o aperfeiçoamento do educador e também lhes trazer novas perspectivas, podendo ser sobre as suas ideias já formadas ou outras que ele nem sequer teve contato.

            No Brasil os professores detém o título da profissão mais criticada e questionada sobre o seu papel para e na sociedade, todavia, essas criticas em sua grande parte não têm se quer uma análise profunda e verdadeira do que realmente é ser um professor, principalmente no país. Todos, em algum momento da sua vida, já tiveram contato com um professor e puderam ter um pequeno vislumbre do que esses profissionais fazem, e por acharem que conhecem o trabalho do professor se acham no direito, em sua grande maioria, de questioná-los sobre o seu trabalho e tratando a profissão de professor menos importante que a de um Médico, Advogado e um Engenheiro, os três cursos que os pais mais querem que os filhos sigam carreira. Se todas as pessoas e especialistas passam por algum professor, então por que essa profissão tão importante não recebe o seu devido valor e não instigado que as pessoas se tornem professores?

            Muito se fala em investir na educação, seja para se dar mais condições de ensino as escolas públicas, corrigir e equiparar às diferenças que existem entre as próprias escolas públicas e também as disparidades em relação à rede privada de ensino. Enviar recursos financeiros para escola, comprar material, manutenção adequada, entre outros pontos, são importantes para um funcionamento adequado das escolas, mas onde está o investimento em professores, onde está o incentivo para que mais pessoas se tornem professores e essa falta de professores constantes que se tem acabe? Os professores são fundamentais para que uma escola funcione, assim como os alunos, porém são esquecidos como se fossem a parte menos relevante de equação. 

            Um ponto muito importante que a professora aborda, é a questão de o professor trabalhar por amor. Precisa-se entender que ser professor é uma profissão, dar aula faz parte das atividades laborais dessa profissão, tudo aquilo que ele faz na escola e também fora dela, porque as atividades de um professor não terminam quando os seus períodos de hora-aula acabam, fazem parte do seu trabalho. Na concepção da palestrante um professor ensina mais pelos exemplos que ele dá para os seus alunos do que pelas palavras, com isso é fácil de notar que o “ser professor” vai muito além de apresentar teorias, explicar a origem da vida, linguagem ou matemática. O professor, teoricamente, trabalha com amor, respeito e afeto, ele está formando e de certa forma influenciando formas de pensar diferentes, o seu trabalho envolve pessoas. Pessoas amam, são afetuosas e principalmente merecem ser respeitadas assim como respeitar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog