Resenha Crítica sobre o Parecer Analítico sobre a BNCC - Ciências da Natureza, elaborado por Jorge Megid Neto. 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

O texto estudado faz críticas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentando pontos positivos da sua formulação, como principal, a perspectiva curricular em espiral. Contudo, a maioria das criticas se voltam também para essa perspectiva em espiral que o documento “propõe”, e de acordo com o autor, ela não pode ser vista em todos os Eixos ou Unidades Temáticas da base, ocasionando contradições dentro do próprio documento. As contradições ocorrem entre as unidades temáticas de um ano para outro e até mesmo de uma unidade para outra no mesmo ano, além do fato de se perder esse “currículo em espiral” a interdisciplinaridade e transversalidade são prejudicadas por conta desse gargalo.

O letramento cientifico apresentado pela base sofre fortes criticas do autor, começando pela falta de referências que abordem esse tema, sendo que no documento só é apresentado uma. O segundo ponto criticado é a perspectiva de aprender somente a linguagem e os métodos da ciência sem que os estudantes sejam capazes de compreender e realizar mudanças no e sobre o mundo, o autor se fundamenta nessa critica em toda a sua narrativa, contudo, se for feita uma análise e pesquisa do que é letramento cientifico pode-se ver que ele vai muito além daquilo que o autor critica em seu texto, já que segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP “Letramento científico é a capacidade de empregar o conhecimento científico para identificar questões, adquirir novos conhecimentos e explicar fenômenos científicos. A consciência de como a ciência e a tecnologia moldam nosso meio material, cultural e intelectual compreendendo e tomando decisões sobre o mundo natural e as mudanças nele ocorridas”, com isso conseguimos perceber que o letramento científico é muito mais do que é criticado no parecer analítico.

As unidades temáticas sofrem criticas no que se refere à adequação dos “conteúdos” a faixa etária, como por exemplo, a identificação e usos do solo e os impactos socioambientais desses usos, reconhecendo a importância do solo para a vida. A autor critica essa abordagem do documento sem levar em consideração as escolas brasileiras que estão localizadas na zona rural, ele parece ainda esquecer que o país tem como uma das bases da economia a agricultura e que é por isso que se tem documentos que defendam a Educação no Campo. Os conteúdos presentes em cada uma das unidades temáticas não necessariamente têm que ser estáticos e engessados, para isso é preciso estar atento às dimensões continentais do país e as especificidades de cada uma das suas regiões.

Um documento como a BNCC, tão importunidade para a educação nacional, não contém fórmulas magicas que solucionarão os problemas atuais da educação, o próprio autor poderia tecer criticas a base precisou estar atento às diferenças regionais, culturais e econômicas que o país possui e mesmo assim alguns pontos não conseguiram ser comtemplados. Contudo, esses pontos em que o autor do texto critica deveriam ser evitados ou não deveriam estar presente na versão que está em vigor, já que a BNCC é a base e o norte da educação brasileira. 

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