Questionário sobre o Referencial Curricular Gaúcho e Matrizes de Referência para o Ensino Hibrido 2021. 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Referencial Curricular Gaúcho

1- Quais as principais características do Referencial Curricular Gaúcho e como se dá sua articulação com a BNCC?

    É um documento que foi formulado de acordo com as 10 competências gerais da BNCC, com isso percebe-se a preocupação com a formação integral dos alunos. Além disso, estabelece e reforça que todos aqueles que fazem parte do sistema educacional do Estado terão os mesmo direitos de aprendizagem e que isso independe das redes de ensino ou escolas que pertencem. 

2- Quais as concepções de educação e de aprendizagem adotadas pelo documento?

    Segundo o que está pautado no documento, são processos em constantes transformações, e se pensando na sua amplitude se busca compreender o desenvolvimento integral do sujeito com o objetivo de permitir que esses sujeitos sejam inseridos na sociedade envolvendo a educação da escola e fora dela. Já a aprendizagem é entendida como resultado da interação das práticas mentais com o meio é por isso que o conhecimento sofre tantas alterações, sendo construído e reconstruído diversas vezes.

3- Segundo o documento, o que se entende por educação e formação de sujeitos na escola?

    Por conta dos avanços que conseguimos prever e aqueles que estão fora do nosso controle, tem-se a necessidade de que o ensino concentre as suas forças na busca de uma aprendizagem significativa, que não desvincule a vida de cada sujeito com o ambiente escolar.

4- Qual a concepção de currículo adotada pelo documento?

    Experiências escolares que são divididas em torno do conhecimento, isso contribui fortemente para a formação e construção da identidade dos alunos. Além disso, o currículo compreende-se como esforços pedagógicos com intenções educativas. São esforços coletivos, contudo o papel do professor e evidentemente maior devido a sua responsabilidade de elaboração e aplicação do currículo.

5- Como as 10 competências básicas da BNCC se relacionam com o Referencial Curricular Gaúcho?

    Elas são referência e base para a formação do Referencial Curricular Gaúcho, contudo, o que elas representam está além disso, uma vez que o RCG busca a formação integral dos sujeitos, ou seja, o cognitivo, embora importante, não recebe toda atenção do documento. Por muitos anos as instituições de ensino priorizavam o “lado cognitivo” de seus alunos e a formação humana, social e cultural eram esquecidas. É isso que as 10 competências básicas da BNCC estão propondo mudar estabelecendo as competências sociais e pessoais.

6- Como se apresentam a ciência e a tecnologia aplicadas à educação no século XXI no contexto do Referencial Curricular Gaúcho?

    Se outrora a educação já teve que se reinventar devido aos avanços da humanidade, com a “entrada” da tecnologia e o ganho de espaço que a ciência teve dentro das escolas nos últimos anos, isso se fortaleceu e se concretizou como um processo constante. Os estudantes de agora estão cada vez mais produtores construtores e buscadores de conhecimento e o professor saiu daquele espaço de detentor total de saberes para um sujeito facilitador, que dará aos alunos as ferramentas para que eles sejam mais ativos em comparação aos seus antecessores. Além disso, é notável que a forma que se ensina atualmente muitas vezes não responde e não representa aquilo que a sociedade e os sujeitos esperam das escolas e isso nos traz inúmeros problemas que precisam ser solucionados, como a inserção efetiva das tecnologias digitais nas escolas; a capacitação dos professores para o uso didático dessas tecnologias. Mas esses problemas são deixados para serem solucionados depois ou são ignorados, é importante lembrar que não se pode “tapar o Sol com uma peneira”.

7- Segundo o documento, qual a importância da formação continuada dos professores do estado do RS?

    É uma forma dos professores reavaliarem e refletirem sobre as suas práticas pedagógicas e assim evita-se que eles entendam os seus próprios saberes como verdades absolutas, uma vez que estarão em contato com outros professores que possuem concepções e formações que divergem daquelas que eles têm. Com isso a formação continuada não ocorre somente nos cursos que são ofertados, mas nas salas e escolas que os professores atuam.

8- Caracterize brevemente as modalidades de ensino presentes no documento.

    O documento nos apresenta seis modalidades de ensino, sendo elas: Educação Especial realizadora do Atendimento Educacional Especial (AEE) busca romper as barreiras pedagógicas e de acessibilidade e proporcionar aos estudantes uma participação plena nos processos de ensinagem para aqueles estudantes que tenham necessidades especiais. Educação de Jovens e Adultos acolhe estudantes que por diversos fatores não tiveram acesso à escolarização na idade que se considera regular, e tem como objetivo o resgate desses processos educacionais. Educação do Campo compreende a todos os povos que se entende como população do campo e as escolas que atendem predominantemente alunos oriundos desses locais, oferta a educação básica e superior a esses povos, ela será desenvolvida pela União em conjunto com Estados e Municípios. Educação Indígena assegura as comunidades indígenas educação escolar bilíngue e intercultural por meio de programas de ensino e pesquisa que visem a recuperação das suas memórias históricas, bem como a valorização das especificidades de cada povo indígena. Educação das Relações Étnico-raciais compreende o Ensino das Culturas e História Afro-Brasileiras, Africanas e dos Povos Indígenas, isso contribui para que a população “branca”, e todos aqueles que não pertencem a esses povos conheçam as suas histórias e culturas e entendam, por sim, o importante papel que eles têm na construção do Brasil que temos hoje.  Educação Escolar Quilombola é compreendida como escolas quilombolas e escolas que atendem estudantes que sejam de territórios quilombolas.

9- Na área de Ciências da Natureza, o documento apresenta, para cada ano do Ensino Fundamental I e II, as HABILIDADES RS, que são habilidades específicas para o estado do RS. Faça a leitura das HABILIDADES RS do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, e faça uma comparação entre elas e as respectivas habilidades da BNCC: o que muda, o que falta, o que se complementa.

    As HABILIDADES RS conseguem abranger temas que ficam subentendidos nas habilidades da BNCC. Além disso, conseguimos identificar os pontos em que a interdisciplinaridade tem um poder de atuação quase que natural, o que de certa forma falta nas habilidades da BNCC. Nas habilidades RS ainda falta em alguns pontos o incentivo da utilização de modelos físicos e digitais para a representação do que se está trabalhando, isso contribui para que os alunos consigam identificar com mais facilidade o que as habilidades pedem. Abordar o biológico, o social e o cultural é importantíssimo, já que aproximamos os alunos da Ciência justamente com o que está próximo a eles, e nisso as habilidades RS conseguiram abordar mais amplamente que as habilidades da BNCC.

Matrizes de Referência para o Modelo Híbrido de Ensino Ano Letivo 2021

10- Qual o objetivo das matrizes curriculares para o ensino híbrido 2021? Como se justifica a elaboração deste documento e a seleção das habilidades e objetos de conhecimento nele presentes?

    Garantir aos estudantes o desenvolvimento das aprendizagens educacionais que são essencias para o seu desenvolvimento integral como aluno e ser social. O documento foi elaborado por conta da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) que acometeu a população mundial. Para a sua elaboração foram utilizados outros dois documentos, a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular Gaúcho que regulamentam a educação em nível federal e estadual, respectivamente. As habilidades e os objetivos foram selecionados para corresponderem às necessidades do contexto escolar e social que estamos vivendo nesse ano de 2021.

11- Faça a leitura das matrizes curriculares para o ensino híbrido 2021 do Ensino Fundamental Regular II. Faça uma análise das habilidades e objetos de conhecimento selecionados para cada ano: pontos positivos, negativos, o que deixou de ser contemplado, viabilidade prática.

    Como os conteúdos de algumas habilidades precisam de dispositivos digitais para que os alunos possam compreendê-los, com o Modelo Hibrido isso ficou mais fácil. Os experimentos, fundamentais para as Ciências da Natureza, serem inseridos nesse Modelo mostra a preocupação com a aprendizagem dos alunos, porém alguns se tornam inviáveis de se realizar, principalmente aqueles que correspondem à química. Outro fator que merece atenção é a “profundidade” que esses conteúdos serão abordados com os alunos, visto que a tecnologia, causadora das maiores inquietações da educação e professores, está presente quase que em sua totalidade nos processos de ensino e aprendizagem. É importante que a aprendizagem essencial também seja compreensível para os alunos, esse momento atípico requer um cuidado muito maior daquele que já se tinha nas aulas presencias pré-pandemia.

Referências: 

RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho: Ensino Fundamental. Secretaria de Estado da Educação: Porto Alegre, 2018.

RIO GRANDE DO SUL. Matrizes de Referência para o Modelo Híbrido de Ensino Ano Letivo 2021. Secretaria de Estado da Educação: Porto Alegre, 2021.

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