Uso das Tecnologias na Educação
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Artigo 1: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
DO SÉCULO XXI.
QUESTÕES
1. Explique o conceito de Educomunicação.
Caracteriza-se com a utilização dos recursos em mídia e comunicação (computadores, smartphones, internet, etc.) como ferramentas educacionais.
2. Por que devemos utilizar as mídias digitais em educação? Quais são as principais vantagens?
As mídias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano dos alunos brasileiros, portanto, não fazer uso delas dentro das salas de aula é considera-las instituições de universos paralelos, pois estamos vivendo na era da tecnologia. As mídias digitais apresentam-se como importantes novas ferramentas de ensino em que se pode sair dos já tão tradicionais e se pensar mais a frente.
3. O artigo menciona alguma desvantagem de usar as mídias digitais na educação? Se sim, quais?
A desvantagem apresentada não é especificamente voltada para o uso das mídias digitais, mas sim nas dificuldades que os professores imigrantes digitais enfrentam na utilização dessas mídias digitais no contexto educacional.
4. Segundo o artigo, quais os maiores desafios para a utilização das tecnologias na educação?
A forma que as tecnologias muitas vezes são utilizadas no meio educacional não consegue “competir” com o maravilhoso mundo que os alunos têm fora da escola. Essas tecnologias são utilizadas em grande parte do tempo de maneira expositiva e se esquece da interação que deve existir. Outro fator de destaque é a formação que os imigrantes digitais precisam receber para que possam utilizá-las de forma correta e proveitosa.
5. Contextualize a expressão “nativos digitais”, e correlacione com sua futura/atual atuação como professor.
Nativos digitais são aqueles que nasceram depois da “chegada” das tecnologias digitais, são pessoas que têm acesso aos recursos da internet e dos aparelhos tecnológicos e mais interessante é a capacidade que eles têm de receber e trabalhar vários assuntos simultaneamente. Os professores que fazem parte dos imigrantes digitais precisam quebrar várias barreiras seja no pessoal ou no coletivo, com seus alunos, já que para eles muitas coisas ainda são novas e inexploradas. Os ambientes das salas de aula terão que ter abordagens mais dinâmicas e interativas para que se tornem mais interessantes e relevantes aos seus alunos.
6. Qual sua opinião sobre a utilização das tecnologias digitais na escola? Aponte vantagens, desvantagens e dificuldades, e como você utilizaria estes recursos em sua prática pedagógica.
Não utilizar qualquer tipo de tecnologia nas aulas e também nas escolas é ir contra os processos evolutivos da sociedade e também as tecnologias, hoje, são uns dos principais agentes transformadores que temos. Além disso, a gama de informações e conhecimentos que se podem acessar em questão de segundos facilita o trabalho dos professores e dos alunos, podendo esse tempo “economizado” ser gasto com atividades complementares. Contudo, se as tecnologias são forem utilizadas com responsabilidade e coerência o trabalho em si não terá muito sentido. A maior desvantagem na utilização das tecnologias na educação é o seu uso equivocado, o que era para auxiliar as práticas pedagógicas acaba atrapalhando-as e isso ganha força nas dificuldades de manuseio da aparelhagem tecnológica e na resistência que alguns instituições e professores ainda têm na sua utilização.
Artigo 2: Vantagens, dificuldades e reflexos dos dispositivos móveis na educação.
QUESTÕES
1. De acordo com o artigo, como a utilização das TDICs podem aumentar o interesse dos estudantes pela escola?
As TDICs fazem parte da vida tecnológica diária dos alunos e também elas oferecem a eles um mundo de oportunidades e informações que nas aulas muitas vezes eles não encontram. Elas trazem ainda os dispositivos móveis, que dispensam qualquer tipo de apresentação. As tecnologias têm mais a oferecer para a educação do que para prejudicar.
2. Explique o que são metodologias ativas.
Uma das premissas da BNCC é o protagonismo dos alunos nos seus próprios processos de ensino-aprendizagem, e as metodologias ativas tem essa finalidade, já que elas proporcionam a eles ferramentas para que possam guiar esses processos para o rumo em que seu desenvolvimento seja pleno e ativo. Como exemplo de metodologias ativas temos a sala de aula invertida, o ensino híbrido, promoção de seminários e discussões, etc.
3. Explique o que é gamificação.
É a utilização da mecânica e da dinâmica dos jogos (digitais e analógicos) no sistema educacional. Isso acontece para elevar o engajamento, chamar a atenção, motivar e principalmente instigar os alunos na resolução de problemas.
4. Quais são os pontos favoráveis apresentados no artigo pela utilização de dispositivos móveis em sala de aula?
Os dispositivos móveis tornam os conteúdos do currículo mais interativos, dado as diversas funcionalidades e recursos que eles têm. Eles fornecem inúmeros Apps educacionais disponíveis gratuitamente. As possibilidades de conexão com os ambientes virtuais de aprendizagem é proporcionalmente favorável aos ambientes escolares.
5. Qual a sua opinião sobre a utilização dos celulares em sala de aula? Aponte vantagens, desvantagens e desafios.
Os dispositivos móveis tornam mais rápidas as atividades de pesquisa, dado que elas podem ser feitas dentro das salas de aulas convencionais, sem a necessidade de deslocamento até os laboratórios de informática. Esses microcomputadores superpotentes são o principal meio de comunicação das pessoas nos dias de hoje, eles conectam pessoas de todos os cantos do planeta. Ao mesmo tempo em que conectam tantas pessoas eles podem roubar a atenção dos alunos das aulas que não conseguem competir com eles, e esse é principal motivo de entrave na sua utilização nas práticas didáticas. Os professores precisam encontrar uma forma de parar com a disputa de espaço com os dispositivos, é preciso que se encontre de uma forma de utilizá-los nas aulas sem que eles as atrapalhem. Além disso, se faz necessário um trabalho com os alunos, para que eles “amadureçam” ao ponto de compreender e de separar os momentos de lazer dos momentos de estudar.
ALBINO,
João Pedro; BITTERCOURT, Priscilla Aparecida Santana. O uso das tecnologias digitais na educação do século xxi. RIAEE –
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n.1, p. 205-214, 2017.
ALMEIDA, Felipe Gustavo Vieira de; SILVA, Wellington
Blender Palheta; CASTRO, Caren Vanessa Pinheiro; SALES, Reinaldo Eduardo da
Silva. Vantagens, dificuldades e
reflexos dos dispositivos móveis na educação. Informática na Educação:
teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 216-235, 2020.
Comentários
Postar um comentário