Proposta de Atividade Eixo Terra e Universo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

Assunto:

·         Eixo Terra e Universo

Ano/Série:

·         8º ano do Ensino Fundamental.

Objetivo(s):

·         Identificar os principais movimentos da Terra, rotação e translação;

·         Diferenciar e descrever os movimentos de rotação e translação;

·         Reconhecer e avaliar a importância do Eixo de Inclinação da Terra;

·         Compreender a ocorrência das Estações do Ano;

·         Sintetizar os conhecimentos construídos para a elaboração do Mapa Mental;

Conteúdo(s):

·       Sistema Sol, Terra e Lua.

· (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

Metodologia:

Aula 1

1.    O professor organizará os alunos em um semicírculo, de modo que a turma não fique disposta em colunas, um aluno atrás do outro. O professor indagará aos alunos a respeito do que eles sabem sobre o tema da aula, para direcionar os alunos ao caminho desejado será feito dois questionamentos: Por que existem o dia e a noite? E as estações do ano, por que existem? Com essa indagação o professor será capaz de medir o quanto a turma conhece sobre o tema da aula; (Tempo: 15min)

2.    Após essa investigação inicial a turma irá assistir ao vídeo “A Lenda do Dia e da Noite” que trata sobre a visão que os povos indígenas brasileiros têm sobre esse tema; (Tempo: 16min)

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=v4LERka3bOY&list=PLqeqUNCyG7qDoE7oHm1Cg6P2rfaPuE4jC&index=1

3.    Após o vídeo o professor explicará o movimento de rotação da Terra e fara a demonstração de como esse movimento acontece. Será entregue aos alunos o texto “Os Movimentos da Terra: Rotação”, para que eles tenham esse registro da aula. (Tempo: 20min)

Os Movimentos da Terra: Rotação

O movimento de rotação consiste no deslocamento da Terra em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central durante um período de 23 horas e 56 minutos. Na altura do Equador, a velocidade desse movimento é de 1666 km/h.

Ao longo do dia, temos a impressão de que é o Sol que se desloca no céu, de leste para oeste, chamamos esse movimento de movimento aparente dos astros, mas o que realmente ocorre, é que a direção do movimento de rotação da Terra acontece de oeste para leste, ou seja, a porção Leste vê o nascer do Sol primeiro que o Oeste. Quando um lado do planeta está voltado para o Sol, é dia, e, consequentemente, no lado oposto é noite. Sem o movimento de rotação não haveria vida na Terra, já que este movimento é fundamental para o equilíbrio da temperatura e da composição química da atmosfera.

Além da sucessão dos dias e das noites e a consequente influência na organização da vida das pessoas (período de aula, período de sono, jornada de trabalho etc), nos hábitos dos animais e em processos dos vegetais, fotossíntese, por exemplo, o movimento de rotação gera outras consequências: interfere na circulação do ar e das correntes marinhas; permitiu a divisão do dia em horas e a criação do sistema de fuso horário e é responsável pelo discreto achatamento na região dos polos e da dilatação na região equatorial do planeta.

Movimento de Rotação da Terra: Demonstração

Para demonstrar o movimento de rotação é preciso de um globo terrestre e uma lanterna.

Execução: Caso seja possível, desligue a luz da sala e feche as cortinas para que o ambiente fique escuro. Posicione o globo em uma estrutura plana, em seguida ligue a lanterna, aponte para o globo e gire-o, mostrando onde é dia e onde é noite, com isso os alunos terão condições de compreender melhor o processo.

OBS: Essa demonstração pode ser feita também utilizando outros materiais, caso você não tenha um globo terrestre. Nesse caso poderá ser utilizado um palito usado em algodão doce ou espetinho, uma bola de isopor e uma lanterna. Para isso introduza o palito na bola até atravessá-la totalmente, de maneira que as partes fiquem iguais.

Aula 2

1.    Será recapitulado o conteúdo visto na última aula para que os alunos consigam estabelecer conexões com o que será explicada nesta aula; (Tempo: 10min)

2.    O professor explicará o movimento de Translação da Terra e fará a demonstração de como esse movimento acontece. Será entregue aos alunos o texto “Os Movimentos da Terra: Translação”, para que eles tenham esse registro da aula; (Tempo: 30min)

Os Movimentos da Terra: Translação

A Terra, juntamente com os outros planetas do sistema solar, realiza ao redor do Sol um movimento, é o chamado movimento de translação.

Para dar uma volta completa em torno do Sol, a uma velocidade de 29,9 km/s, a Terra demora, aproximadamente, 365 dias e 6 horas. Sua órbita, isto é, o caminho percorrido, tem a forma ligeiramente oval, ou seja, elíptica e mede 930 milhões de quilômetros.

O movimento de translação da Terra tem como principal consequência à ocorrência das estações do ano. Ele é, também, a base para a divisão do tempo. De acordo com o antigo calendário egípcio, a duração do ano civil era de 365 dias. No ano 46 a.C, os romanos corrigiram o calendário egípcio acrescentado as 6 horas que não existiam no calendário anterior.

No Calendário Juliano, dos romanos, passou a existir o ano bissexto. As seis horas “que sobram” a cada ano, no final de quatro anos, somadas, equivalem a 24 horas, isto é, um dia. Esse dia é acrescentado no mês de fevereiro, que normalmente tem 28 dias, mas que de quatro em quatro anos passa a ter 29. O ano bissexto é assim conhecido por ter 366 dias.

Movimento de Translação da Terra: Demonstração

É preciso de duas bolas de isopor, uma para simular a Terra e outra o Sol, um palito de em algodão doce e uma lanterna.

Execução: Coloque uma bola em cada extremidade do palito e gire uma em volta da outra, lembrando que o movimento não ocorre de forma retilínea, a órbita ocorre de forma elíptica dando origem aos fenômenos afélio (quando a Terra está mais distante do Sol) e periélio (quando a Terra está mais próxima do Sol).

3.    Depois de explicar, separadamente, os dois principais movimentos que a Terra realiza, o professor irá refazer as duas demonstrações e explicar aos alunos que a Terra realiza os dois movimentos simultaneamente. Esse será um momento de discussão entre alunos e professor, sendo que os alunos poderão fazer questionamentos para que não fiquem com dúvidas a respeito da Rotação e Translação da Terra. (Tempo: 20min)

Aula 3

1.    O professor fará a introdução ao tema da aula, para isso ele usará o Natal, feriado e festival religioso cristão, que é comemorado em vários países ao redor do mundo. O professor passará um trecho (1min21s até 7min) do filme Home Alone, 1990 (Esqueceram de Mim), após os alunos assistirem esse trecho do filme o professor perguntará aos alunos: Porque no dia de Natal nos EUA tem neve e no Brasil não? Cada aluno deve formular a sua hipótese, anotá-la em uma folha e entregá-la para o professor; (Tempo: 20min)

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=U39jzvZnBMU&t=406s

2.    O professor explicará aos alunos como o Eixo de Inclinação da Terra influência as Estações do Ano, ele deverá evidenciar a importância do Eixo de Inclinação para o nosso planeta e, consequentemente, para as nossas vidas; (Tempo: 30min)

O Eixo de Inclinação da Terra e as Estações do Ano

A razão pela qual existem diferentes estações no ano é que o eixo de rotação da Terra é inclinado. Portanto, a luz do Sol não atinge igualmente os hemisférios Sul e Norte. Por isso quando é inverno no hemisfério norte, é verão no hemisfério sul. Algumas Zonas da Terra com diferentes níveis de iluminação (responsável pelo verão ser a estação mais quente e o inverno a mais fria).

Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. E como o eixo daTerra forma um ângulo com seu plano orbital, existe o verão e o inverno, dias longos e dias curtos. Durante o Verão, os dias amanhecem mais cedo e as noites chegam mais tarde. Ao longo dos três meses desta estação, o sol se volta, lentamente para a direção norte e os raios solares diminuem sua inclinação. No início do Outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas. Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador.

Porém, o sol, vai continuar se distanciando aparentemente para norte. A partir daí, os raios solares atingem o mínimo de inclinação no início do Inverno, e, ao contrário do Verão, os dias serão mais curtos e as noites mais longas.

Então, o Sol vai começar a se deslocar na direção sul. Começando então a Primavera e os dias e as noites terão a mesma duração.

Portanto, as estações do ano e a inclinação dos raios solares variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol. Quando o Polo Norte se inclina em direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão. Seis meses mais tarde, a Terra percorreu metade de sua órbita. Agora o Polo Sul fica em ângulo na posição do Sol. É verão no Brasil e faz frio na América do Norte. Observe a imagem a seguir.

Aula 4

1.    O professor fará uma retomada dos principais conceitos abordados nas aulas anteriores e irá relacionando uns aos outros, é importante que os alunos compreendam que nenhuns desses processos que eles aprenderam acontecem de forma isolada; (Tempo: 15min)

2.    Após a retomada o professor fará uma demonstração explicando como acontecem as estações do ano simultâneo aos movimentos terrestres que foram estudados; (Tempo: 20 min)

O Eixo de Inclinação da Terra e as Estações do Ano: Demonstração

           Para essa demonstração será preciso bola de isopor, massa de modelar colorida, um palito de algodão doce, um copo e uma lanterna.

Execução:

·         A bola de isopor representará a Terra, com a massa de modelar, faça um rolo fino e prenda na bola de isopor, circundando-a, de modo que a divida ao meio. Esta linha representa o Equador terrestre;

·         Coloque o palito no centro da parte superior da bola, mas de forma que fique perpendicular ao "plano do Equador", afinal o palito representa o eixo de rotação da Terra;

·         Coloque o palito em uma superfície de forma inclinada, de maneira que seja possível girá-lo e que o palito fique inclinado. Uma solução é colocar o palito dentro de um copo;

·         Posicione a lanterna de modo que ilumine lateralmente a bola, sendo que a inclinação do palito deve ficar na direção da lanterna. Apague as luzes. Gire o palito de forma que a parte superior da bola fique primeiro sob a luz, depois na sombra. A sombra vai representar a noite e a luz representará o dia. Perceba como a parte inferior da bola (Hemisfério Sul) nunca recebe luz e a parte superior da bola (Hemisfério Norte) está sempre com luz. Isso significa que é verão no Hemisfério Norte e inverno no Hemisfério Sul;

·         Seis meses depois a Terra vai estar numa posição diametralmente oposta e você verá que o Hemisfério Sul da bola estará mais iluminado do que o Hemisfério Norte. É esta a posição da Terra com relação ao Sol, quando é inverno no Hemisfério Norte e verão no Hemisfério Sul. Na figura para ilustrar este fato, mudamos a direção da inclinação do palito, porém este tem sempre a mesma direção ao longo de todo o ano.

3.    Para finalizar os alunos, com a mediação do professor, irão elaborar um Mapa Mental apresentando os principais temas que foram estudados durante as aulas. O mapa mental será feito em uma folha de papel pardo de tamanho grande e será fixado na parede da sala de aula. Observe o exemplo de Mapa Mental abaixo. (Tempo: 15 min)

 

Tempo da aula:

·         4 (quatro) aulas de 50 min.

Avaliação:

          A avaliação será feita com base na participação dos alunos durantes as aulas, principalmente quando realizadas as demonstrações e na construção do mapa mental.

Referências:

A LENDA do Dia e da Noite. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v4LERka3bOY&list=PLqeqUNCyG7qDoE7oHm1Cg6P2rfaPuE4jC&index=1. Acesso em: 13 de Mar. de 2021.

AÇÃO Propositiva textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação. Nova Escola. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TqSnxHMErsHCcU7eZcmBJNa3d8BVazNKBey33PbnZzfZ9DtqKKNXgZ89yWr6/geo6-03und04-acao-propositiva-textos-sobre-os-movimentos-de-rotacao-e-translacao.pdf. Acesso em: 13 de Mar. de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

COLEGIO Pedro II. Movimentos do Planeta Terra. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/blog/tijuca2/files/2020/03/ciencias-6-ano-rota%C3%A7%C3%A3o-e-transla%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 13 de Mar. de 2021.

ESTAÇÕES do ano. FIOCRUZ. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm. Acesso em: 13 de Mar. de 2021.

ESTEVAM, Luciana; LIMA, Tibério Mendonça de. Oficina de Estudos para o Ensino de Geografia e História: Experimentos Práticos. UVA; UNAVIDA.

HOME Alone. Direção de  Chris ColumbusRaja GosnellRod Daniel e Peter Hewitt. EUA, 1990.

PENA, Rodolfo F. Alves. "Movimentos da Terra"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/movimentos-terra.htm. Acesso em: 13 de Mar. de 2021.

PENA, Rodolfo F. Alves. "O que é rotação e translação?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-rotacao-translacao.htm. Acesso em: 13 de Mar. de 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog