Questões Sociocientíficas
 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS


  1. Comente a afirmação de Paulo Freire de que não existe neutralidade na educação.

Freire já dizia que educar é um ato político, a educação se constitui de pessoas, e o ser humano por natureza é um ser político. Essa neutralidade que se diz que a escola deve ter nada mais é que alienação, isso assemelha-se a “fechar os olhos” para os problemas que a sociedade apresenta. As instituições de ensino não vivem em um universo paralelo ao dos humanos, um dos seus papéis mais fundamentais é formar agentes transformadores e ativos que farão da sociedade um lugar mais justo, social, ético e empático. A própria BNCC traz a “receita” para se formar esses agentes quando apresenta as 10 competências gerais que os alunos devem ter.

  1. Quais as principais características da CTSA?

Percepção e compreensão da ciência como uma atividade cultural, quebra do ensino tecnicista e o direcionamento para um ensino mais humanitário e principalmente o enfoque na ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. A educação nessa perspectiva está voltada para a compreensão dos impactos positivos e negativos que tanto a ciência, como a tecnologia podem trazer para o convívio social humano, visto que ciência, tecnologia e seres humanos são culturais e é impossível separá-los.

  1. O que são as QSC?

São situações ou problemas cotidianos relacionados com a educação científica com aspectos da Ciência e da Tecnologia. Elas são muito importantes para os processos de ensino e de aprendizagem pois elas são a ponte de ligação entre Ciências--Tecnologia--Sociedade - de forma que elas abordam temas em comum com esses “três mundos”.

  1. Como a CTSA e as QSC se articulam com a BNCC?

A CTSA e as QSC estão intimamente ligadas a BNCC principalmente no que se refere ao desenvolvimento integral dos educandos, visto que para a CTSA o ensino de ciências não deve estar focado somente nos conhecimentos científicos, mas contribuir para a formação de cidadãos. As QSC vão além dos conhecimentos científicos, já que abordam conhecimentos filosóficos e históricos também contribuem para a abordagem das QSC.

Analisando o documento, BNCC, percebe-se a semelhanças entre a ela, as questões sociocientíficas e a CTSA, no âmbito em que as 10 Competências Gerais estabelecem as habilidades que os estudantes devem desenvolver ao longo da educação básica, elas abrangem temas atuais e cotidianos que realmente fazem sentido serem abordados.

  1. Quais as características de uma proposta de ensino baseada em QSC?

Ensino com metodologia ativa e participativa, que trata de questões sociais e ambientais, elas contextualizam os novos conhecimentos construídos com aqueles que os alunos entendem e conhecem e possibilitam o desenvolvimento do pensamento crítico. Essas características, ainda, instigam a interdisciplinaridade entre os temas abordados; discussão de valores éticos e morais;

  1. Como as QSC devem ser elaboradas?

Em estratégias didáticas ou métodos de ensino que valorizem conhecimentos prévios e valores socioculturais, além disso, fazer do aluno o construtor ativo dos seus conhecimentos. As QSC devem ser organizadas na forma de eventos, em história, narrados e explicações de diferentes interpretações, pontos de vistas e ideias.

  1. Qual o papel do professor na utilização das QSC em sala de aula?

Aqui o professor assume o papel de facilitador da aprendizagem e consultor crítico, que fornece apoio emocional e teórico. Ele fica responsável por utilizar a QSC na aproximação das ciências com os alunos dele, o professor ainda tem a responsabilidade instigar e trabalhar nos seus educandos a capacidade de resolver problemas por meio de discussões em abordagens crítico-pedagógicas, a QSC é uma ferramenta muito importante mas se não tiver alguém para usá-la de nada adianta.

  1. Quais as oportunidades apresentadas pelo texto para a utilização do tema “agrotóxicos” e do tema “polinização” em uma atividade de QSC: o que pode ser trabalhado, e de que forma? Escreva no mínimo cinco exemplos dados no texto, para cada um dos temas.

Agrotóxicos

- Corpo humano: análise crítica sobre o corpo humano e seus aspectos socioambientais, permitiu o envolvimento dos estudantes por conta da frequência que é abordado o tema “agrotóxicos” nos meios de comunicação, o que culminou na contextualização com o cotidiano dos alunos.

- Saúde: promover a saúde das pessoas do campo, debater sobre os problemas que os agrotóxicos causam à saúde, seja a curto ou a longo prazo.

- Química: instigar os alunos a buscar informações sobre as metodologias de horta/agricultura orgânica e agrotóxicos, mas principalmente conscientizá-los sobre os malefícios do uso de agrotóxicos e sobre os benefícios de se consumir e produzir produtos orgânicos.

- Sequências Didáticas: ampliação da visão dos alunos sobre as implicações sociais e ambientais provocadas pelo uso inadequado de agrotóxicos, mas também, reflexão e uma compreensão mais ampla sobre o tema.

- Agrotóxicos X Meio Ambiente: Uso inadequado dos agrotóxicos e as consequências para o meio ambiente, poluição do ar, da água e do solo.

Polinização

- Ecologia: Relações ecológicas entre as abelhas e as plantas. Perda ou fragmentação do habitat.

- Botânica: Germinação e desenvolvimento das plantas afetadas pela diminuição nos polinizadores.

- Bioquímica e fisiologia humana: Necessidade humana na ingestão de nutrientes como o zinco, o ferro, a vitamina A, e o cálcio e a deficiência desses nutrientes pela falta de polinizadores. Perda de valor nutricional dos alimentos e risco nutricional aos humanos pela diminuição na ingestão.

- Zoologia: Perda de espécies importantes de abelhas nativas e a introdução de outra espécie não nativa como a Apis melífera.

- Geologia e Comportamento Social: As modificações que o ser humano causa no habitat das abelhas associada a diminuição no número de espécimes.

  1. Explique com suas palavras o modelo das tipologias do conteúdo de Zabala (1998).

Segundo Zabala existem três tipos de conteúdos, os Conceituais que dizem respeito ao reconhecimento de conceitos enquanto símbolos, ideias, imagens e expressões que possuem características comuns. Os Procedimentais dizem respeito aos conteúdos ordenados e regrados com um fim comum, o aprender a fazer. Os Atitudinais dizem respeito a valores, atitudes e normas que têm por finalidade transformar o educando em um ser ativo no seu meio.

  1.  Caracterize detalhadamente a dimensão social apontada nas duas propostas de QSC estudadas, e como elas se relacionam com o estudo de ciências.

O uso de agrotóxicos está cada vez mais evidente no agronegócio nacional, entretanto, essa popularidade dos agrotóxicos não deve ser vista como bons olhos dado aos malefícios que causam ao corpo humano, à saúde dos trabalhadores, e ao meio ambiente. O uso de agrotóxicos vem atrelado com a Revolução Verde, que surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, essa Revolução tinha como objetivo resolver vários problemas sociais que assolavam a sociedade da época, como por exemplo a fome, todavia, a resolução desse problema não aconteceu, já que os pequenos produtores que até então eram os responsáveis pela produção de insumos que alimentam as populações foram deixados de lado quando os governos, principalmente o brasileiro, incentivaram a criação de empresas nacionais de produção agrícola e a instalação de filiais de trans e multinacionais em solo brasileiro. Tal ato só fez com que o problema da fome ficasse mais distante de ser resolvido, já que a renda continuou concentrada para o lado dos grandes latifundiários e grandes produtores, o uso dos agrotóxicos só fez piorar esse cenário, ainda mais com o surgimento de doenças causadas pelo seu uso. A QSC proposta busca promover a busca de informação sobre o consumo e cultivo de produtos orgânicos. A QSC permite ao professor inovar o ensino em uma perspectiva sociocultural, baseando-se no cotidiano dos alunos para que eles se apropriem de forma crítica e significativa do conhecimento e também promover a participação ativa dos alunos em sociedade. Essa QSC pode ser trabalhada de forma inter e multidisciplinar, instigando a formação de inúmeros temas geradores. Além disso, ela causa mudanças dentro das salas de aulas e também nos papéis que os professores e educandos desempenham, transformando os jovens mais participativos e questionadores e os professores, mas principalmente forma indivíduos críticos e com responsabilidade social e coletiva.

A QSC na perspectiva da diminuição de polinizadores e polinização, processo essencial para a manutenção da biodiversidade e para a produção de frutos e sementes. Há anos a diminuição no número de espécimes e espécies de abelhas vêm causando preocupação tanto em pesquisadores, produtores agrícolas, como para a sociedade em geral, dada a importância desses animais para o meio ambiente. A polinização é um processo fundamental para a produção de alimentos para os seres humanos, contudo, evidencia-se o declínio não mais só nas abelhas, mas também na produção desses insumos responsáveis pela nutrição humana e também animal. Ao longo dos anos a quantidade e qualidade das produções agrìcolas vêm sofrendo grandes quedas, em contrapartida o consumo está cada vez maior, seja pelo capitalismo exagerado ou pelo aumento nas taxas de natalidade, levantasse uma problemática aqui, se a produção e a polinização diminuem mas o consumo aumenta o que será necessário para que essa conta feche? A QSC nessa abordagem trabalha para a conscientização dos comportamentos humanos e as consequências e contribuições que causam nos ecossistemas. Dentre esses comportamentos destacam-se o desmatamento para a produção agrícola, criação de gado em pastagens, queimadas e se relacionando com o tema anterior, o uso dos agrotóxicos para a “manutenção” das culturas. Aqui a abordagem tenta trazer reflexões, compreensão e percepção do porquê e o que está ocasionando o declínio das abelhas no mundo.

  1.  Caracterize a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a técnica dos “sete passos da ABP”.

É uma abordagem centrada no estudante que o empodera para a condução de pesquisa e discussão, integrando a teoria com a prática, para desenvolver soluções para os problemas propostos. Aqui os estudantes assumem papéis ativos e maior responsabilidade nos processos de aprendizagem. Para que isso se torne “real” se tem definido técnicas que são conhecidas como sete passos para a concretização da ABP, são eles: Esclarecer o problema; Definir o problema; Chuva de ideias; Detalhamento de explicações; Proposição de objetivos de aprendizagem autodirigida; Busca de informações e estudo individual e Avaliação. Os sete passos correspondem a uma rotina que orienta os alunos na resolução dos problemas que lhes forem dados, essas técnicas organizam as ações do trabalho em equipe e impulsionam o alcance dos objetivos e aprendizagem, além de desenvolver habilidades atreladas à autoaprendizagem e à aprendizagem coletiva.

  1.  Qual sua opinião sobre a QSC apresentada nos artigos, e como você utilizaria esta ferramenta em seu trabalho como professor. Quais seriam os principais desafios?

A QSC amplia a visão de ciência feita somente por pessoas de jaleco branco dentro dos laboratórios e parte para uma visão de ciências em que os alunos podem “ver”, já que ela se aproxima do seu cotidiano. Além disso, ela não separa as questões sociais das ambientais, de modo que facilita a compreensão de mundo que os alunos devem ter.

Como um futuro professor de biologia posso utilizar a QSC para aproximar as ciências dos alunos, ampliando a visão de mundo deles, para isso primeiramente é necessário atentar-se aos conhecimentos de mundo que eles já têm e em seguida articular didaticamente intervenções pedagógicas que efetivem o processo de ensino-aprendizagem. O maior desafio da QSC é justamente fazer essa aproximação de “mundos” e torná-los compreensíveis para os educandos, contudo, as tipologias de conteúdo de Zabala aliadas a ABP servirão como um alicerce para mitigar esses desafios.

Referências:

CONRADO, Dália Melissa; NETO, Nei Nunes. Questões Sociocientíficas. Fundamentos, Propostas de Ensino e Perspectivas para Ações Sociopolíticas. EDUFBA. Salvador, 2018

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