Proposta de Atividade com base nas Questões Sociocientíficas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Componente Curricular: Ciências |
Ano*[1]: 9º ano |
Unidade Temática*: Vida e Evolução |
Objeto de Conhecimento*: Preservação da Biodiversidade |
Habilidades*: (EF09CI12) Justificar a
importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade
e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades
(parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as
atividades a eles relacionados. (EF09CI13) Propor iniciativas
individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou
da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de
sustentabilidade bem-sucedidas. |
Objetivos**: - Identificar as diferentes
unidades de conservação existentes na Região dos Campos de Cima da Serra; - Compreender a importância das
unidades de conservação para a preservação das espécies e da biodiversidade; - Avaliar se as unidades de
conservação existentes conseguem, sozinhas, preservar as espécies e a
biodiversidade; - Analisar as consequências da
relação entre a comunidade e as unidades de conservação; - Articular ações para a resolução
das relações maléficas entre a comunidade e as unidades de conservação. |
Tempo da aula**: 3 aulas de 1 hora. |
Proposta de Questão
Sócio-Científica**:
As Unidades de Conservação e os
Animais “Racionais”. No meio da aula de ciências do
professor João uma aluna, Mayara, levantou a mão e disse que tinha algo a
dizer para o professor e para os colegas: Mayara: - Professor, o senhor
sabia que eu moro perto do Parque Nacional das Antas, né? Pois então, outro
dia eu e meu irmão mais novo estávamos passeando a cavalo e perto dessa
Unidade de Conservação tem um riozinho que a gente sempre passa e toma a água
dele, só que dessa vez a água estava com um gosto bem estranho, aí no dia
seguinte eu e meu irmão ficamos muito mal do estômago, até diarreia deu.
Nossa mãe disse que é por causa da água que já não é mais pura como antes. Professor: - Mas vocês sabem o
porquê do gosto da água ter mudado Mayara? Mayara: - Acho que sim, só que não
adianta nada a gente tentar fazer alguma coisa professor. Porque as pessoas
que residem perto do Parque já denunciaram pro Instituto Chico Mendes de
Conservação da Biodiversidade que tem gente invadindo o Parque e desmatando,
o pessoal do ICMBio disse que iriam investigar isso, contudo, já faz mais de
6 meses e até agora nada, eles ainda disseram que como o pessoal deles é
pouco eles não podem fazer muito. Além do mais tem gente que vai ao Parque
pra caçar professor, a gente já não sabe mais o que fazer, porque nós temos
medo de acontecer alguma coisa conosco. Professor: - Vocês sabem de onde
vem essas pessoas que vão ao Parque pra caçar ou são desconhecidos? Mayara: - Algumas pessoas nós
conhecemos porque eles trabalham no pomar de maçãs que tem perto dali. Pelo
que meu pai disse, a empresa dona do pomar deixa os funcionários caçarem nos
pomares, só que essas pessoas não respeitam e entram no Parque. Nós já falamos
com o dono do pomar, mas ele ainda debochou da nossa cara sabe, ele disse que
“aquele mato tá ali pra gente fazer o que quiser” e ainda disse que não é
mais pra gente por os pés nos pomares dele. Professor: Nesses pomares têm
rotatividade de cultura Mayara? Mayara: Não professor, já faz uns
10 anos que eles têm só maçã plantada lá, e estão aumentando a área de
cultivo. Os moradores da nossa comunidade acham que são os venenos que eles
usam nos pomares que estão deixando a água do rio com gosto ruim e algumas
abelhas que tinham no Parque a gente quase não vê mais. |
Metodologia**: Aula 1 1-
Discussão inicial com a turma abordando as questões 1 e 2, o
professor fará a análise inicial do quanto os alunos conhecem a respeito do
tema que será trabalhado. Tempo: 15 min a. Você sabe o que é uma Unidade de
Conservação? Se sim, já teve a oportunidade de visitar uma? b. Na região em que você mora tem
alguma Unidade de Conservação? 2-
Após a discussão inicial os alunos terão a tarefa de coletar
informações a respeito das Unidades de Conservação na internet, as
informações coletadas deverão ser organizadas nos cadernos dos alunos. Tempo:
30 min 3-
Os alunos deverão ler a história As Unidades de Conservação e os Animais “Racionais” e fazer
anotações retirando do texto os pontos de maior destaque no ponto de vista de
cada um deles. Tempo: 15 min Aula 2 1-
O professor lerá o texto “As Unidades de
Conservação e os Animais “Racionais” em voz
alta para todos os alunos e responderá as possíveis perguntas que surgirem.
Tempo: 10 min 2-
Os alunos deverão responder as 10 questões que foram elaboradas
com base na história que eles leram e depois entregaram uma cópia para o
professor. Tempo: 20 min 3-
Assim que os alunos entregarem as respostas das questões o
professor dará início as discussões com a turma toda sobre elas, cada aluno
terá seu momento de falar e suas opiniões serão respeitadas independente das
quais forem, o professor deverá mediar para que a discussão não saia da linha
pré-estabelecida. Tempo: 30 min Aula 3 1-
Com a ajuda da Roda das Unidades de Conservação o professor fará
com que os alunos dissertem o que sabem sobre cada tema que está contido na
roda. Nesta atividade os alunos se dividiram em 9 grupos de quantidade
semelhante de alunos. Tempo 30 min 2-
Utilizando os mesmos grupos da atividade anterior, os alunos
terão um novo desafio a cumprir. Cada grupo deve articular formas de
divulgação da importância das UC’s e do papel que cada um dos alunos devem
exercer como cidadãos. As formas escolhidas por cada grupo deverão ser distintas umas das outras, podendo ser vídeos informativos,
utilização de redes sociais, panfletos, folders, etc. A criatividade dos
alunos será levada em conta para a execução dessa atividade. Tempo: 30 min OBS:
Todas as atividades deverão ser feitas em sala de aula. Exemplo da Roda que será utilizada com os alunos. QUESTÕES ORIENTADAS 1)
Você sabe o que é uma Unidade de Conservação? Se sim, já teve a
oportunidade de visitar uma? 2)
Na região que você mora tem alguma Unidade de Conservação? 3)
Situações como a da história acontecem onde você vive? Você
consegue identificar as consequências disso? 4)
O fato de ter pessoas morando e atividades agrícolas próximas a
Unidade de Conservação trazem benefícios ou malefícios? Explique. 5)
Você consegue identificar a importância das Unidades de
Conservação? 6)
Você acredita que o que acontece fora da área das Unidades de
Conservação influência na preservação e manutenção delas? 7)
Você concorda com a fala do dono do pomar de maçãs? Isso
contribui para que a situação presente seja agravada? 8)
Você acredita que a responsabilidade das Unidades de Conservação
é só dos órgãos especializados? O que você pode fazer para ajudar? 9)
As suas ações e as da comunidade em que você vive afetam as
Unidades de Conservação e ao Meio Ambiente? 10) O ser humano é
conhecido por ser um animal racional, contudo, é o único animal conhecido que
destrói o local onde vive. Por que você acha que isso acontece? |
Avaliação**: A avaliação se dará por meio da
correção das questões, das discussões feitas em sala de aula e também com a
realização do material de divulgação sobre a importância das UC’s. A
participação dos alunos é um dos principais pontos a serem considerados para
a avaliação, seja individual ou coletivamente. |
Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum
Curricular. Brasília, 2018. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br. Acesso em: 21 de Fev. de 2021 |
Parabéns!!!
ResponderExcluir