Resenha Crítica de artigos sobre a BNCC

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

Os textos estudados apresentam uma análise sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uns trazem os pontos mais positivos à educação nacional e outros críticas pesadas a formulação elitista e empresarial da base, responsabilizando-a e enfatizando os problemas que ela está causando e não resolvendo, tendo em vista o histórico da educação no Brasil e os entraves que até se tenta resolver.

 A BNCC como se conhece atualmente é um documento recente, tendo sua aprovação final estabelecida pelo Parecer nº 15/2017. Todas as questões diversas que envolvem a sua formulação que partem de um conservadorismo excessivo e vão até a falta de inovações no ensino de Ciências da Natureza, contudo desde a promulgação da LDB nº 9394/96 já se “falava” na criação de uma base nacional para a educação.

Mesmo apresentando inúmeros avanços para a educação a BNCC foi fortemente criticada e envolvida em polêmicas antes mesmo da aprovação de sua versão final, assim como aconteceu com outras diretrizes e programas nacionais de educação. A política e os políticos são um grande gargalo para a educação, sendo a descontinuidade e a “queda de braço” os seus maiores problemas. A aprovação da BNCC acompanhou o impeachment da presidente em exercício na época e viu todos as mentes responsáveis pela formulação do documento serem trocadas e assim a base sofreu mudanças drásticas e outras interrompidas, isso ocorre sempre na troca de governo não importa em que instância se fale, federal, estadual ou municipal.

O Ensino de Ciências da Natureza, especificamente, sofreu mudanças ao longo das 4 versões da base. Assim como os demais, ele passou de um ensino vertical à um ensino horizontal que corresponde a progressão da aprendizagem, com as habilidades, nela propostas, tendo seus níveis de dificuldades aumentados de acordo com a progressão de anos dos alunos. Isso é um ganho importantíssimo para o ensino, visto que antes da BNCC dificilmente os “conteúdos” tinham essa progressão e eram vistos em um determinado ano, já estabelecido, e depois se esquecia completamente dele.

A BNCC garante e define o direito à aprendizagem de todos os alunos dos 27 estados da federação, além disso, ela propõe outras mudanças na educação em todos os seus níveis. Ela é apresentada como um documento mais completo que os atuais que norteiam e normatizam a educação brasileira, correspondendo à formulação de currículos, formação inicial e continuada de educadores, avaliação e tudo o que diz respeito ao ensino. A base traz a mediação como o papel do professor em sala de aula para o desenvolvimento do aluno, deve-se enfocar no aluno como sujeito social e o exercício da sua cidadania. para auxiliar e alcançar esse desenvolvimento o letramento científico, fundamental para a compreensão de eventos do cotidiano, é uma ferramenta importante.

Os avanços e mudanças da base elevam a educação brasileira a outro patamar, por isso é importante o constante estudo desse documento para que ele não seja mais um enfeite de prateleira e armários das instituições de ensino. Em suma, ela tem a força necessária para sanar os déficits da educação e corrigir constantes erros que vêm sendo cometidos, saindo somente do ler e calcular, da educação para o trabalho e partindo para a igualdade, um desenvolvimento social, ético e de mundo mais pleno. Paulo Freire já dizia que a “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Referências: 
ANDRADE, Maria Carolina P.; PICCININI, Cláudia L. O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS VERSÕES DA BASE NACIONAL COMUM  CURRICULAR, MUDANÇAS, DISPUTAS E OFENSIVA LIBERAL-CONSERVADORA. REnBIO, 2018.
ARAÃ, Bernadete F.; AZEVEDO, Lidiany B. S.; BRITO, Liliane O. A BNCC E O ENSINO DE CIÊNCIAS: A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NOS ANOS INICIAIS. XIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade, 2019. 
NOVA ESCOLA. O QUE MUDA NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM A BNCC? Nova escola, 2017.

Comentários

  1. Muito bem João Vitor, gosto muito do teu olhar crítico!
    Continue!
    Att
    Prof Carolina Moretti

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