INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Os textos estudados apresentam uma
análise sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uns trazem os pontos
mais positivos à educação nacional e outros críticas pesadas a formulação
elitista e empresarial da base, responsabilizando-a e enfatizando os problemas
que ela está causando e não resolvendo, tendo em vista o histórico da educação
no Brasil e os entraves que até se tenta resolver.
A BNCC como se conhece atualmente é um
documento recente, tendo sua aprovação final estabelecida pelo Parecer nº
15/2017. Todas as questões diversas que envolvem a sua formulação que partem de
um conservadorismo excessivo e vão até a falta de inovações no ensino de
Ciências da Natureza, contudo desde a promulgação da LDB nº 9394/96 já se
“falava” na criação de uma base nacional para a educação.
Mesmo apresentando inúmeros avanços
para a educação a BNCC foi fortemente criticada e envolvida em polêmicas antes
mesmo da aprovação de sua versão final, assim como aconteceu com outras
diretrizes e programas nacionais de educação. A política e os políticos são um
grande gargalo para a educação, sendo a descontinuidade
e a “queda de braço” os seus maiores problemas. A aprovação da BNCC
acompanhou o impeachment da presidente em exercício na época e viu todos as
mentes responsáveis pela formulação do documento serem trocadas e assim a base
sofreu mudanças drásticas e outras interrompidas, isso ocorre sempre na troca
de governo não importa em que instância se fale, federal, estadual ou
municipal.
O Ensino de Ciências da Natureza,
especificamente, sofreu mudanças ao longo das 4 versões da base. Assim como os
demais, ele passou de um ensino vertical à um ensino horizontal que corresponde
a progressão da aprendizagem, com as habilidades, nela propostas, tendo seus
níveis de dificuldades aumentados de acordo com a progressão de anos dos
alunos. Isso é um ganho importantíssimo para o ensino, visto que antes da BNCC
dificilmente os “conteúdos” tinham essa progressão e eram vistos em um
determinado ano, já estabelecido, e depois se esquecia completamente dele.
A BNCC garante e define o direito à
aprendizagem de todos os alunos dos 27 estados da federação, além disso, ela
propõe outras mudanças na educação em todos os seus níveis. Ela é apresentada
como um documento mais completo que os atuais que norteiam e normatizam a
educação brasileira, correspondendo à formulação de currículos, formação
inicial e continuada de educadores, avaliação e tudo o que diz respeito ao
ensino. A base traz a mediação como o papel do professor em sala de aula para o
desenvolvimento do aluno, deve-se enfocar no aluno como sujeito social e o
exercício da sua cidadania. para auxiliar e alcançar esse desenvolvimento o
letramento científico, fundamental para a compreensão de eventos do cotidiano,
é uma ferramenta importante.
Os avanços e mudanças da base elevam a educação brasileira a outro patamar, por isso é importante o constante estudo desse documento para que ele não seja mais um enfeite de prateleira e armários das instituições de ensino. Em suma, ela tem a força necessária para sanar os déficits da educação e corrigir constantes erros que vêm sendo cometidos, saindo somente do ler e calcular, da educação para o trabalho e partindo para a igualdade, um desenvolvimento social, ético e de mundo mais pleno. Paulo Freire já dizia que a “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
Muito bem João Vitor, gosto muito do teu olhar crítico!
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Att
Prof Carolina Moretti