Avaliação na Aprendizagem

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS


1-Escreva um texto comparando a parte da Avaliação dos PPPs das escolas Juventina e Bernardina (mínimo 10 linhas).

A escola Bernardina tem sua avaliação focada do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Salienta-se que a escola se baseia na avaliação emancipatória, diagnosticando os avanços e dificuldades para que se possa definir as ações a serem tomadas. A avaliação emancipatória é fundamental para a flexibilização da escola, dado que ela supera a imobilidade e também para que não se limite a classificar os alunos quantitativamente e ocasione exclusões. O aluno é o sujeito responsável pelo seu ato de aprender, a sua autoavaliação associada a do professor é uma ferramenta de extrema importância para os processos avaliativos.

Já a escola Juventina oferta somente o Ensino Fundamental, a escola atenta-se principalmente a avaliação diagnóstica e continuada. A avaliação diagnóstica é mais intensa nos primeiros dias letivos, de moda a aproximar os professores dos níveis de desenvolvimento de seus alunos, nos demais dias letivos ela acontece por meio de registro de desempenho de cada aluno. A escola oferece a recuperação paralela de forma quantitativa, associada a essa recuperação encontra-se a correção de fluxo, quando identificado grande defasagem na aprendizagem essa correção de fluxo auxilia na superação dessa defasagem.

As duas escolas possuem formas de avaliação específicas para os alunos do Atendimento Educacional Especializado, sendo que na escola Juventina é sempre por parecer descritivo independente do ano em que o aluno esteja matriculado. Ambas as escolas realizam as avaliações de forma conjunta entre os professores das salas de AEE e a equipe pedagógica.


2-De acordo com o artigo “Como avaliar para promover a aprendizagem”, da Revista Nova Escola, qual a importância dos instrumentos de avaliação, e como eles devem ser elaborados?

Os instrumentos de avaliação demonstram o quanto os alunos aprenderam e onde eles têm mais dificuldades, isso auxiliará o professor a ver os pontos em que deve revisar. Segunda a autora os instrumentos devem ser elaborados com caráter diagnóstico e processual, para que assim eles não quantifiquem os alunos, mas sim contribuam efetivamente para a aprendizagem deles.


3-Leia o artigo “A avaliação e suas implicações no fracasso/sucesso”, de Regina Leite Garcia. De acordo com a autora, faça uma análise dos exames e as relações de poder que se instauram a partir dessa prática.

Inicialmente os exames eram utilizados, fora do âmbito escolar, como instrumento de controle social, como os exemplos datados de 1200 a.C no bem estruturado Império Chinês. Quando introduzidos no sistema escolar os exames acabaram exercendo praticamente o mesmo papel daquele que tinha nesse Império, selecionava uns e excluía outros.

No decorrer dos anos o exame foi utilizado como uma forma de controle nos processos de aprendizagem, sendo o mais importante o ato de medir o resultado do ato de ensinar naqueles que aprendem. Isso traz constantes reprimendas àqueles que atingem o esperado, contudo aqueles que obtêm bons resultados recebem estímulos positivos. Educadores controlando e classificando alunos por meio de exames.


4-Ainda segundo o artigo de Regina Leite Garcia, quais autores sustentam a crítica ao modelo de avaliação por exames? Quais são os principais problemas dessa estratégia de avaliação apontados no texto?  

Ángel Díaz Barriga e Maria Teresa Esteban. O modelo de avaliação por exame apresenta erros centrais os quais destacam-se a perda do prazer de estudar no qual os alunos estudam tão somente para irem bem nas provas e para que isso se concretizem eles, muitas vezes, devem memorizar as respostas consideradas corretas pelos professores. Outro ponto de destaque é a perda da pluralidade, debate, polêmica, pensamentos divergentes e, sobretudo o exercício da dúvida o que culmina em uma sala de aula torna-se um espaço de repetição e que impossibilita a criação e o exercício da criatividade.

Um ponto que merece bastante atenção é o “sucesso” dos alunos, nesse modelo de avaliação, que ficará a mercê das decisões do professor, sendo aqueles bem sucedidos àqueles que capazes de repetir o que o professor “diz”, contudo aqueles que divergem são considerados “alunos-problemas” e esses alunos são os que receberam as piores notas.

Assim, nesse modelo de avaliação o resultado obtido por meio da prova pouco dirá sobre o processo de aprendizagem de cada aluno, sendo que seu resultado expresso será superficial e em alguns casos artificial, já que a prova tem um modelo pré-estabelecido pelo professor. Além disso, segundo o texto também a prova não mostrará se o que foi ensinado e aprendido contribui para que cada um dos alunos melhor compreendesse a sociedade em que vive, a natureza da qual é parte e a si próprio enquanto ser da natureza e da cultura.


5-Leia o texto “Verificação ou avaliação? O que pratica a escola?”, de Cipriano Carlos Luckesi. Como são obtidos os resultados da aprendizagem na prática escolar atual? Cite exemplos do autor. Relacione a obtenção desses resultados com a “nota ou conceito”.

Segundo Luckesi os professores realizam três procedimentos para a obtenção dos resultados da aprendizagem, são eles: Medida do aproveitamento escolar; Transformação da medida em nota ou conceito e Utilização dos resultados identificados. Esses processos estão intimamente ligados uns aos outros, contudo os educadores muitas vezes utilizam os resultados de aprendizagem somente para classificar os alunos em APROVADOS ou REPROVADOS, e quando é oferecido ao educando outra chance de “melhorar”, deve-se prestar a atenção na palavra chave que é a “nota”, pois é solicitado que ele estude para melhorar a sua nota e não para que aprenda melhor ou revise o que aprendeu.


6-Ainda segundo o texto de Luckesi, qual a diferença entre verificar e avaliar a aprendizagem? Qual a crítica do autor ao sistema educacional brasileiro atual?

Verificar consiste-se na observação, obtenção, análise e síntese das informações que delimitam o objeto que se está trabalhando, isto se encerra quando se chega a conclusão que este objeto está forma desejada, já o ato de Avaliar não se finda quando o objeto atinge a forma desejada, ele exige que seja tomada uma decisão favorável ou desfavorável ao objeto. Avaliar consiste em coletar, analisar e sintetizar dados. Avaliar faz-se necessária tomar a decisão do que fazer com o “objeto”, tornando-o dinâmico e não estático como acontece na verificação.

Como o próprio autor cita no texto, o fato da escola classificar os alunos em aprovados e reprovados demonstra que elas tendem a verificar os resultados de aprendizagem dos seus alunos, é justamente por isso que o sistema educacional brasileiro encontra dificuldades em encontrar nos resultados de aprendizagem uma melhoria na qualidade e do nível de aprendizagem de seus alunos, esse “sistema” só reforça o medo que os educandos têm com a reprovação. Além disso, a verificação não compreende a aprendizagem como um processo dinâmico e contínuo, mas a transforma em uma “coisa” estática e definitiva.

7-Quais os encaminhamentos realizados por Luckesi para a primoração dos processos avaliativos?

O uso da avaliação que consiste em qualificar os resultados da aprendizagem dos estudantes, direcionada ao aprendizado e ao desenvolvimento do aluno, assim quebrar-se-á o padrão classificatório que se tem tratado a aprendizagem e os alunos. Um padrão mínimo de conhecimentos, hábitos e habilidades que o estudante deverá adquirir devem ser levados em conta para a utilização correta da avaliação nos processos de ensino-aprendizagem, e não média mínima de notas. A avaliação na aprendizagem somente será possível se os educadores estejam interessados que seus alunos aprendam aquilo que está sendo ensinado a eles para que assim eles também se desenvolvam. Deve-se esquecer o antigo mantra “Ensinamos, mas os alunos não aprenderam; o que é que vamos fazer?”. Para que a avaliação se torne um instrumento significativo da prática educativa é importante seguir um rigor científico, técnico e metodológico.

Referências:
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUVENTINA MORENA DE OLIVEIRA. Projeto Político Pedagógico. Vacaria, 2020.
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL BERNARDINA RODRIGUES PADILHA. Projeto Político-Pedagógico. Vacaria, 2020.
ESTEBAN, Maria Teresa; GARCIA, Regina Leite. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Editora Anthares, 5ª edição. Petrópolis, 2008.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. Editora Cortez, 22ª edição, 2ª reimpressão. São Paulo, 2011.
NEIVA, Amanda Amantes. Como Avaliar para Promover a Aprendizagem. Nova Ecola, 15 de Jan. de 2020.

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