Texto de comparação entre os PPPs das escolas Bernardina e Juventina.
INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
As duas instituições têm propostas
parecidas, a formação de sujeitos ativos e a mudança de suas realidades, mas ao
passo que se assemelham, elas fortemente se distinguem, seja em seus planos de
ações, estruturas físicas e organizacionais ou pelos objetivos e metas
traçadas.
A proposta de fundação das escolas é
bem divergente, dado que a escola Bernardina foi construída pela necessidade
que se tinha em uma instituição que suportasse todos os alunos da localidade e
por conta disso a sua estrutura física é tão abrangente atualmente, tendo
espaço adequado para a realização de diversas atividades fundamentais para a
efetivação do aprendizado. A escola enfatiza a importância de sua estrutura em
seu PPP, no qual descreve minuciosamente todos os espaços e como eles são
utilizados.
A escola Juventina é uma instituição
com menos anos de atuação, se comparada a Bernardina, mas isso não faz com a
escola perca a excelência na forma em que trabalha com seus alunos. A estrutura
física da escola necessita tanto de modificações como de ampliações para que
ela consiga atender às necessidades de seus alunos e a de seus projetos. Contudo,
mesmo com o espaço reduzido os educadores conseguem e se esforçam para realizar
atividades que em muitos casos seriam inviáveis devido ao pouco espaço.
O PPP de ambas as escolas estão
focados em realizar mudanças na realidade de seus educandos, ambas as
instituições estão localizadas em comunidades carentes do município e por conta
disso elas muitas vezes deixam de ser somente locais de construção de
conhecimento para se tornarem locais de refúgio, acolhimento e lazer do seu
público atendido. Elas mostram a preocupação e atenção que têm com seus alunos
em seus variados projetos e ações sociais que promovem.
A permanência dos alunos dentro das
salas de aula é uma preocupação recorrente não só dessas escolas estudadas, mas
sim de todas as instituições de ensino brasileiras que todos os anos buscam
formas de conquistar seus alunos e assim faze-los entendem que o lugar deles é
dentro de uma sala de aula por mais difícil e dura que sejam suas vidas. Formar
cidadãos críticos, pensantes e transformadores é o seu maior objetivo. As
escolas têm o papel de transformar e libertar vidas.
Bom trabalho, João Vitor! Parabéns!
ResponderExcluirAtt
Carolina Moretti