Texto de comparação entre os PPPs das escolas Bernardina e Juventina.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

            As duas instituições têm propostas parecidas, a formação de sujeitos ativos e a mudança de suas realidades, mas ao passo que se assemelham, elas fortemente se distinguem, seja em seus planos de ações, estruturas físicas e organizacionais ou pelos objetivos e metas traçadas.

            A proposta de fundação das escolas é bem divergente, dado que a escola Bernardina foi construída pela necessidade que se tinha em uma instituição que suportasse todos os alunos da localidade e por conta disso a sua estrutura física é tão abrangente atualmente, tendo espaço adequado para a realização de diversas atividades fundamentais para a efetivação do aprendizado. A escola enfatiza a importância de sua estrutura em seu PPP, no qual descreve minuciosamente todos os espaços e como eles são utilizados.

            A escola Juventina é uma instituição com menos anos de atuação, se comparada a Bernardina, mas isso não faz com a escola perca a excelência na forma em que trabalha com seus alunos. A estrutura física da escola necessita tanto de modificações como de ampliações para que ela consiga atender às necessidades de seus alunos e a de seus projetos. Contudo, mesmo com o espaço reduzido os educadores conseguem e se esforçam para realizar atividades que em muitos casos seriam inviáveis devido ao pouco espaço.

            O PPP de ambas as escolas estão focados em realizar mudanças na realidade de seus educandos, ambas as instituições estão localizadas em comunidades carentes do município e por conta disso elas muitas vezes deixam de ser somente locais de construção de conhecimento para se tornarem locais de refúgio, acolhimento e lazer do seu público atendido. Elas mostram a preocupação e atenção que têm com seus alunos em seus variados projetos e ações sociais que promovem.

            A permanência dos alunos dentro das salas de aula é uma preocupação recorrente não só dessas escolas estudadas, mas sim de todas as instituições de ensino brasileiras que todos os anos buscam formas de conquistar seus alunos e assim faze-los entendem que o lugar deles é dentro de uma sala de aula por mais difícil e dura que sejam suas vidas. Formar cidadãos críticos, pensantes e transformadores é o seu maior objetivo. As escolas têm o papel de transformar e libertar vidas. 

Referências: 
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUVENTINA MORENA DE OLIVEIRA. Projeto Político Pedagógico. Vacaria, 2020.
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL BERNARDINA RODRIGUES PADILHA. Projeto Político-Pedagógico. Vacaria, 2020.


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