Resenha do texto “Projeto Político Pedagógico e Educação Ambiental”, de autoria da Profª. Carolina Moretti Berto.


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

O texto aborda um dos principais documentos das escolas brasileiras, o Projeto Político Pedagógico (PPP), ele afirma ainda que a escola é um espaço formal, onde a cultura se constrói e reconstrói de maneira completa e complexa. Então cabe a escola exercer papeis de fundamental importância para a sociedade, para isso ela precisa estar atenta as suas propostas pedagógicas que constam em seu PPP.

O PPP é um documento que está em constante transformação e que nunca estará pronto, para a sua elaboração deve ser levado em conta o contexto social em que a escola está inserida. Sendo um de seus temais centrais, a Educação Ambiental, alicerçada pelos avanços que a educação brasileira teve, deve considerar o meio ambiente em sua totalidade incluindo e vinculando aspectos formativos como a ética, o trabalho e as práticas sociais. Ela não pode ser tratada tão somente como mais um tema transversal que os educadores devem trabalhar, mas sim se concretizar com ações reais e com a resolução dos problemas ambientais.

Conhecer o papel da escola não é responsabilidade somente dos professores, mas sim dos pais, dos alunos e de toda a comunidade. Por se achar que a responsabilidade pela escola é restrita aos professores, atualmente elas estão ensinando e educando os jovens, dado o tamanho descaso que a educação nacional vem sofrendo ao longo do tempo. Os documentos basilares das escolas são feitos para serem usados, contudo muitas não os usam e até mesmo os desconhecem.

A comunidade escolar, em sua totalidade, deveria trabalhar unida para que a formação dos jovens tenha real significado e que não seja mais uma educação semelhante a uma máquina copiadora. A Educação Ambiental é fundamental para que as pessoas compreendam que o meio ambiente passa por constantes transformações e que as ações tomadas por elas resultaram em consequências, sejam elas positivas ou negativas.

Com base no texto lido, espera-se que o PPP tanto da escola Juventina, quanto da escola Bernardina respeitem e sigam o contexto ao qual estão inseridos, e que as escolas façam usos desses documentos para transformar e para fazer com que seus alunos percebam que a vida e as ações que eles tomam têm significado para o lugar em que vivem. 



Referência: 
BERTO, Carolina Moreti. Projeto Político Pedagógico e Educação Ambiental. Vacaria, 2020.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog