Questões para análise do PPP da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juventina Morena de Oliveira.
INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
1) Identificar no PPP da escola os seguintes aspectos:
a) Missão, Visão e Filosofia da escola;
A escola tem como missão proporcionar o acesso à ciência com vistas à socialização qualificada em termos de uma sociedade justa. A visão da escola é tornar-se uma instituição de excelência no ensino e na construção da cidadania. A sua filosofia proporcionar aos educandos condições de acesso ao conhecimento científico, construído historicamente e determinado pelo currículo, tendo como horizonte a socialização na perspectiva de uma convivência humana solidária, ética e justa.
b) Contextualização da realidade da escola e dos estudantes;
A escola está localizada em um bairro periférico do município, para o local em que está inserida ela representa muito mais que a busca pelo conhecimento, ela representa uma maior amplitude nas perspectivas, diferente das gerações de outrora. O conhecimento científico que os educandos adquirem e constroem na escola lhes traz inclusão e justiça social, o que é fundamental para que eles tenham acesso a estudos com graus elevados e ao mercado de trabalho.
c) Dificuldades da escola apontadas no documento;
Mesmo dispondo de recursos audiovisuais, a escola aponta que eles estão em condições precárias de uso, a escola também não dispõe de aparelhagem digital e internet. Além disso, os materiais pedagógicos, esportivos e de consumo são insuficientes às necessidades da escola e também a biblioteca necessita de uma ampliação no seu acervo de livros, mapas e dicionários. Os recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) também se mostram insuficiente para as demandas da escola, com isso ela adiciona a esse valor o recursos oriundos das promoções organizadas pelo Círculo de Pais e Mestres. As maiores dificuldades da escola se mostram fora dessas já apresentadas, pois elas se apresentam com a pouca participação dos pais; estudantes sem perspectiva de futuro; infrequência, evasão e repetência; organização de estudos domiciliares; poucas possibilidades de explorar as TIC para uso pedagógico; melhorar o aproveitamento escolar; desempenhar a função e o papel da escola; drogadição e violência contra criança e adolescente.
d) Objetivos da escola para o futuro;
A escola reivindica: a ampliação do seu prédio para que assim às suas necessidades sejam comtempladas, melhores condições de segurança para a mantenedora e aos órgãos de segurança e propõe parcerias para o atendimento nos serviços de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia e assistência social aos educandos que necessitarem. Além disso, consta no seu plano de ações (primeira parte) metas alinhadas com os conhecimentos e competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), algumas delas são: aulas qualificadas; alfabetização até o final do 2º ano; priorizar a aprendizagem da ciência (conhecimento científico); mobilizar as diferentes áreas do conhecimento para o domínio da leitura, escrita e interpretação; melhoria nos índices de aproveitamento nas avaliações externas;
e) Estrutura física-laboratório de ciências;
Assim como em muitas outras escolas brasileiras, a escola não tem laboratório de Ciências para a realização dos experimentos e atividades pedagógicas da área. As atividades/experimentos são realizadas/adequadas dentro das salas de aula, que não possuem estrutura física para tal.
Excelente análise! Parabéns!
ResponderExcluirAtt
Carolina Moretti