Questões para análise do PPP da Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
1) Identificar no PPP da escola os seguintes aspectos:
a) Missão, Visão e Filosofia da escola;
A escola tem como princípios (missão e visão) a inclusão
de todos os educandos no processo educacional; a participação de todos os
segmentos na gestão pedagógica e administrativo, resguardando os objetivos e
especificidades de cada instância da gestão democrática; a defesa dos direitos
individuais e coletivos, contra qualquer forma de discriminação, e como filosofia
formar um ser pensante que analise o contexto e ressignifique, utilizando-se do
conhecimento adquirido na escola para resolver situações sendo criativo, crítico,
participativo, responsável e transformador da realidade observando-se mudanças.
b) Contextualização da realidade da escola e dos estudantes;
A escola está situada em um bairro da periferia do
município, e a grande maioria dos seus alunos estão em situação de
vulnerabilidade social, dado que os pais desses alunos têm trabalhos rurais
sazonais (colheita de maçã, alho, beterraba, etc.) e por conta disso os filhos
ficam longos períodos do dia sem acompanhamento e “sem limites”. Ela oferta
ensino fundamental de 9 anos, ensino médio e também um curso profissionalizante
de Técnico em Eletromecânica. Além disso, outros fatores de destaque que
contribuem para essa vulnerabilidade social são a violência que eles sofrem
devido ao tráfico de drogas que ocorre no bairro; violência doméstica e contra
a mulher; abuso sexual de familiares; elevados índices de gravidez na
adolescência e muitos desses bebês gerados são filhos de usuários de drogas. A
comunidade em geral tem baixo poder aquisitivo, sendo que beneficiados pelos
programas sociais do Governo Federal. Os indicadores do IDEB não têm conseguido
melhorias com as medições mais recentes, devido às elevadas taxas de distorção,
reprovações e abandono.
Além da difícil realidade que os alunos da escola
sofrem, o que influência diretamente em seu funcionamento interno e externo,
ela tem que enfrentar a pouca participação da comunidade escolar, a permanência
dos alunos na escola e também a deficiência na aprendizagem deles, a escola
também elenca a falta de atendimento de assistência social, psicólogos,
neurologista, fonoaudiólogo, entre outras.
A escola quer ampliar a participação da comunidade escolar, dar continuidade aos seus programas educacionais, sempre buscando a melhoria na qualidade do ensino e comprometendo-se a aplicação e efetivação de seu PPP.
e) Estrutura física-laboratório de ciências;
O laboratório da escola é responsável pela realização de diversas atividades de comparação, investigação e experimentação, pensar sustentável e no meio ambiente.
Muito bem João, ótima análise!
ResponderExcluirParabéns!
Att
Prof. Carolina Moretti