Questões para análise do PPP da Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha. 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

1) Identificar no PPP da escola os seguintes aspectos:                                        

    a) Missão, Visão e Filosofia da escola;

A escola tem como princípios (missão e visão) a inclusão de todos os educandos no processo educacional; a participação de todos os segmentos na gestão pedagógica e administrativo, resguardando os objetivos e especificidades de cada instância da gestão democrática; a defesa dos direitos individuais e coletivos, contra qualquer forma de discriminação, e como filosofia formar um ser pensante que analise o contexto e ressignifique, utilizando-se do conhecimento adquirido na escola para resolver situações sendo criativo, crítico, participativo, responsável e transformador da realidade observando-se mudanças.

    b) Contextualização da realidade da escola e dos estudantes;

A escola está situada em um bairro da periferia do município, e a grande maioria dos seus alunos estão em situação de vulnerabilidade social, dado que os pais desses alunos têm trabalhos rurais sazonais (colheita de maçã, alho, beterraba, etc.) e por conta disso os filhos ficam longos períodos do dia sem acompanhamento e “sem limites”. Ela oferta ensino fundamental de 9 anos, ensino médio e também um curso profissionalizante de Técnico em Eletromecânica. Além disso, outros fatores de destaque que contribuem para essa vulnerabilidade social são a violência que eles sofrem devido ao tráfico de drogas que ocorre no bairro; violência doméstica e contra a mulher; abuso sexual de familiares; elevados índices de gravidez na adolescência e muitos desses bebês gerados são filhos de usuários de drogas. A comunidade em geral tem baixo poder aquisitivo, sendo que beneficiados pelos programas sociais do Governo Federal. Os indicadores do IDEB não têm conseguido melhorias com as medições mais recentes, devido às elevadas taxas de distorção, reprovações e abandono.

    c) Dificuldades da escola apontadas no documento;

Além da difícil realidade que os alunos da escola sofrem, o que influência diretamente em seu funcionamento interno e externo, ela tem que enfrentar a pouca participação da comunidade escolar, a permanência dos alunos na escola e também a deficiência na aprendizagem deles, a escola também elenca a falta de atendimento de assistência social, psicólogos, neurologista, fonoaudiólogo, entre outras.

    d) Objetivos da escola para o futuro; 

    A escola quer ampliar a participação da comunidade escolar, dar continuidade aos seus programas educacionais, sempre buscando a melhoria na qualidade do ensino e comprometendo-se a aplicação e efetivação de seu PPP.

    e)  Estrutura física-laboratório de ciências;

    O laboratório da escola é responsável pela realização de diversas atividades de comparação, investigação e experimentação, pensar sustentável e no meio ambiente.   

Referência: 
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL BERNARDINA RODRIGUES PADILHA. Projeto Político-Pedagógico. Vacaria, 2020.

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